Speyer

PLANEJAMENTO PRÉVIO:

É uma das cidades mais antigas da Alemanha. O imperador Konrad II, ordenou, logo após a sua coroação em 1027, a construção- da que deveria ser a maior casa do cristianismo, a Kaiserdom, uma basílica com quatro torres e duas cúpulas. A construção começou em 1030, e 5 gerações de construtores depois, ela ficou pronta.

Hoje, é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Magnífica! Já foi considerada a maior edificação românica da Europa. Esta catedral, juntamente com as de Worms e Mainz, é um grande monumento de arte românica. Sua cripta é o lugar de descanso de 8 reis e imperadores alemães, incluindo o próprio Kaiser Konrad II. Uma fonte de pedra enorme, com uma capacidade de 1560 litros, fica na praça em frente ao portal principal da catedral. Esta fonte, antigamente, simbolizava a fronteira entre a diocese e a cidade. Em volta da catedral se encontra um lindo parque à margem do rio Reno. Lá os habitantes e turistas aproveitam o sol, andam de bicicleta, entre muitas outras coisas. A oeste da catedral se encontra a parte velha da cidade com praças acolhedoras e lindas casas. Muitas destas casas, na Idade Média, foram quase completamente destruídas por causa de várias guerras. As construções que são avistadas hoje, como a prefeitura barroca, são do século XVIII.

NOSSO RELATO:

O dia começou visitando Speyer, que é uma das mais antigas cidades alemãs. O GPS nos levou até a frente da Kaiserdom, imponente igreja românica. Começamos a procurar um lugar para parar o carro e, em uma ruazinha pequena havia vários carros parados.

Paramos atrás deles e olhamos os outros carros para ver se havia algum tipo de ticket. Dois deles possuíam um disco. Concluímos que era algum controle de moradores da cidade. Mas, um dos carros não tinha nada, então resolvemos deixar por lá mesmo. Fotografamos a placa da rua para lembrar onde havíamos parado o carro.Caminhamos até a igreja, que é muito bonita. Na entrada há várias estátuas de reis, que lembram as Cruzadas. Um grande portão de metal trabalhado possui cenas bíblicas. O interior da igreja é austero, mas imponente. Havia uma mesa de velas com bichos e pragas (corvos, sapos, gafanhotos, lagartos), bem impressionante. Nesta igreja começamos a reparar que, no geral há 2 órgãos: um maior e um menor. Ao redor há um parque com uma fonte e um monumento com uma cena religiosa contendo romanos e personagens bíblicos.
Na frente da igreja está o prédio barroco da Prefeitura enfeitado com florzinhas nas janelas e várias estátuas na fachada.
Caminhamos pela rua que sai da frente da igreja, que possui restaurantes com mesinhas na calçada e várias lojas. As fachadas são bonitinhas, com cara de antiguinhas. Passamos por outra igreja, que tinha na frente a estátua de um andarilho. Ela estava fechada, mas tiramos uma foto da porta.
Chamou-nos a atenção uma espécie de poste de madeira com vários brasões e símbolos, que não sabemos se se referem às cidades da região, às famílias, às atividades econômicas. Vimos este mesmo tipo de poste em várias cidades alemãs. Lembramos que em Pomerode (SC – Brasil), cidade de colonização alemã, também tem.
Seguindo por essa rua, passamos por uma torre com pórtico, que deve ser o portal da cidade antiga. Passamos ainda por outras duas igrejas, que fotografamos apenas de fora.
Terminamos nossa visita tomando um saboroso cafezinho numa mesinha ao ar livre, numa Konditorei.

Fotos Ricardo:

Fotos Beth:

=======================================

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

code

Contato

Copyright © 2024 Viagens Gaspar - Todos os direitos reservados.