O conjunto cultural de Potsdam foi declarado já em 1990 patrimônio cultural da UNESCO. Pertencem a ele os Jardins de Sanssouci, Neuer Garten, Babelsberg, Glienicke e a ilha Pfaueninsel com seus castelos, o castelo e parque de Sacrow e a igreja Heilandskirche, e em 1999 a lista foi aumentada com mais 14 monumentos, entre eles o castelo e parque de Lindstedt, a Colônia Russa Alexandrowka, o belvedere sobre a colina de Pfingstberg, a estação Kaiserbahnhof e o observatório no parque Babelsberger. Um passeio pelo centro histórico de Potsdam pode começar pela Alter Markt. A igreja de São Nicolau, ou St.-Nikolaikirche, o jardim Lustgarten, a antiga prefeitura e o antigo palácio municipal reconstruído formam um conjunto de nobre elegância. No centro da praça Marktplatz há um obelisco de 16 metros de altura com retratos dos grandes arquitetos de Potsdam, Knobelsdorff, Schinkel, Gontard e Persius. Por trás do antigo mercado, um pouco escondida atrás das casas, fica a praça do novo mercado, Neuer Markt, construído nos séculos XVII e XVIII – uma das praças barrocas mais bem conservadas da Europa e provavelmente a mais bonita da cidade.
A antiga Potsdam é marcada, ainda, por três grandes portas da cidade, cada uma delas mais bonita que a outra: a Brandenburger Tor, ou Porta de Brandemburgo, um arco do triunfo monumental para lembrar a Guerra dos Sete Anos, a Jägertor, que leva o nome da zona de caça real ao norte da cidade, e a Nauener Tor, um dos pontos de encontro preferidos no centro de Potsdam e um belíssimo exemplo do neogótico inglês. Pela porta Nauener Tor, o visitante chega ao bairro Holländisches Viertel, o “bairro dos holandeses”, onde o charme e o estilo de vida da cidade mostram seu lado mais agradável: pátios internos decorados cuidadosamente, cafés, bares extravagantes e galerias de vanguarda convidam a um passeio e a passar aqui algum tempo. E numa visita a Potsdam não pode faltar também um passeio em um dos antigos barcos a vapor da Weiße Flotte (a Frota Branca), cruzando as águas da cidade. Conforme o roteiro, ele pode levar até a ponte Glienicker Brücke, que liga Potsdam a Berlim e sobre a qual era efetuada a troca de espiões e agentes secretos entre o lado ocidental e o lado oriental até os anos de 1980. Em Babelsberg você terá a sensação de fazer parte de um filme: na maior e mais antiga metrópole cinematográfica da Europa foram produzidos mais de 3.000 filmes para o cinema e a televisão. Aberto a visitação.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.Concordo!
Deixe seu comentário: