Graz

PLANEJAMENTO PRÉVIO:

Situado bem no meio da cidade, reina o Schlossberg, um castelo com bosque, por onde é possível passear. Do forte, hoje resta apenas a Torre do Relógio (Uhrturm), que se mantém em sua totalidade e é o símbolo da cidade. Como novo símbolo, desde 2003, o edifício Kunsthaus flutua sobre a margem direita do Mur, como uma gigante e resplandecente bolha azul.
Na cidade de 305.000 habitantes, entre tradição e vanguarda, o visitante encontrará monumentos como a catedral de estilo gótico tardio, que lembra a época em que Graz era uma cidade imperial, o mausoléu onde descansa o imperador Fernando II, o Landeszeughaus (museu militar), impressionante com suas 32.000 importantes armas históricas e apetrechos expostos em cinco andares, e o edifício do Landhaus (governo regional), com seus pórticos renascentistas e que quase pode ser considerado um “Palazzo” veneziano.
No princípio do século XIX, o arquiduque Juan fundou o maior museu regional da Áustria, o Joanneum, onde a Estíria deposita sua total confiança no que se refere à ciência, cultura e arte. Por causa do título de capital cultural europeia em 2003, foi construída uma ilha sobre o Mur, a “Murinsel”. Hoje, esta construção metálica com forma de concha meio aberta pode ser visitada diariamente.
Festivais culturais de prestígio, como o “Styriarte”, dedicado especialmente à música clássica, ou o Outono da Estíria (Steirischer Herbst), festival que gira em torno do teatro, arte pictórica, cinema, literatura e música, são outras atrações da cidade, assim como seus Verões de Jazz ou concertos no castelo de Eggenberg. Para celebrar acontecimentos e desfrutar de extraordinários eventos, instalações como as do edifício “Kunsthaus”, da Ópera, do Teatro e do Fórum Stadtpark também são excelentes opções.

NOSSO RELATO:

Em Graz ficamos hospedados em um Ibis Budget que, para nossa surpresa, foi muito bom. Saímos logo para conhecer a cidade antes de escurecer. Para variar, era mais um lugar lindo.

No caminho para o centro passamos pelo Museu de Arte, que é uma bola modernosa e piscante. Também, ao atravessar o rio, vimos uma balada cheia de gente jovem e bonita.

Logo encontramos uma escadaria que sobe para o castelo, onde há uma torre com relógio e resolvemos encarar a subida.  O lugar é muito bonito com jardins cuidados e vistas maravilhosas da cidade. Lá em cima estava tendo um show com músicas de Frank Sinatra, mas era fechado. Também tinha um restaurante bem bonito. Sentamos um pouquinho para descansar e curtir. A lua crescente estava linda!

Descemos para visitar o centro. Paramos em um bar para tomar uma cerveja e uma Coca Light. Íamos comer um lanchinho que tínhamos levado, mas a caneta da insulina não estava funcionando direito, então resolvemos voltar ao hotel e comer por lá mesmo.

No dia seguinte ao fazer as malas, tivemos problemas com o cadeado: o código não funcionou. Pedimos ajuda da mocinha da recepção do café da manhã, que foi bem atenciosa. Ela nos deu o endereço de uma loja de cadeados no centro. Lá fomos andando com a mala. O chaveiro cortou o cadeado e não nos cobrou nada.

Antes de pegar a estrada, nós resolvemos ir a uma feirinha e comprar mais frutas deliciosas. Também vimos a ilha Murinsel, que é uma construção metálica.

Fotos Ricardo:

Fotos Beth:

=================================

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

code

Contato

Copyright © 2024 Viagens Gaspar - Todos os direitos reservados.