Berlin

PLANEJAMENTO PRÉVIO:

Portão de Brandenburgo.
Memorial do Holocausto – A área de 19 mil metros quadrados abriga 2.711 blocos de concreto parecendo com um campo ondulado de pedras, como um enorme labirinto. Os blocos são de 2,38m de comprimento por 0,95m de largura e altura variada desde 0,2m até 4,8m.
O Nikolaiviertel é uma pequena área no centro histórico de Berlim, parte do Mitte, perto da Alexanderplatz. Ruas estreitas muito populares entre os turistas e moradores, esta área, que margeia o rio Spree, continha alguns dos edifícios mais antigos de Berlim, antes de ser transformada em terreno baldio no final da Segunda Guerra Mundial. Em 1979, para as festa de 750 anos da cidade, a área foi reconstruída em uma tentativa de recriar o centro histórico. Ótimo resultado. Nela está a Nikolaikirche – primeira igreja de Berlin, do séc XIII.
Muitas construções históricas, principalmente pelo passeio da Unter den Linden (rua com tílias plantadas)
Ilha dos Museus – Pergamonmuseum

Checkpoint Charlie – passagem de estrangeiros entre os lados oriental e ocidental de Berlin.
O Museu Judaico de Berlim é um dos edifícios mais espetaculares da Alemanha, todo revestido em zinco e em formato zig zag. Inaugurado em 2001. O edifício em si já é uma atração pois representa simbolicamente a história do povo judaico, incluindo todo o seu sofrimento, na visão do arquiteto Daniel Libeskind.Ele é o maior museu judaico da Europa e é dividido em dois edifícios: o primeiro é o antigo Kollegienhaus. O outro edifício é uma nova adição, criado pelo arquiteto polonês/americano Daniel Libeskind. Lá é contado 2 milênios de história germânica-judaica, com todos os seus altos e baixos.
Tiergarten
, já foi território real de caça, hoje é um parque.
Kulturforum, local de centros culturais e museus, pós II Guerra. Museu de instrumentos musicais, atrás da Filarmônica.
Postdamer Platz, área ultra-moderna.
Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche. Igreja-monumento. Inaugurada em 1895 e bombardeada em 1943. Ficou a torre.
Catedral de Berlin: A magnífica catedral de Berlim fica ao lado do lindo rio Spree, pertinho da Ilha dos Museus e foi construída durante o reinado do Kaiser Wilhelm II entre os anos 1894 e 1905, em estilo renascentista italiano. Em maio de 1944 uma bomba atingiu a cúpula e danificou seriamente o edifício. A cúpula caiu e com isso, destruiu grande parte do interior da igreja e suas tumbas. Em 1975 a reconstrução da igreja começou e só foi completamente terminada só em 2002. Destaques: mosaicos de Anton v. Werner; esculturas de mármores mostrando os quatro reformantes europeus (Luther, Zwingli, Melanchton e Calvin); os sarcófagos cerimôniais do príncipe Friedrich Wilhelm e sua segunda esposa Dorothea, e também do Rei Friedrich I e Sophie Charlotte; o maravilhoso orgão, que é o maior instrumento ainda intacto com ação pneumatica do período germânico e a maravilhosa escadaria do imperador, enfeitada em mármore e ouro. A partir desta escadaria fica o Museu da Catedral, que conta toda a história da catedral, desde a Idade Média. É possível subir os 270 degraus até o topo da incrível cúpula para admirar a linda vista de Berlim. Para chegar até lá, o visitante passa por escadarias e pequenos corredores e muitas portas.
Museu de História Natural. Um dos maiores do mundo, com 60 milhões de peças.
Reichtag  – Sede do Parlamento alemão. O prédio foi construído entre 1884 e 1894. A sua impressionante cúpula foi feita de aço e vidro, uma técnica nova, usada pela primeira vez na época. Extremamente danificado pelo incêndio e durante a Segunda Guerra mundial, o prédio foi restaurado entre 1961 e 1971, mas desenho foi simplificado. O prédio foi restaurado sem a cúpula, que havia sido explodida em 22 de novembro de 1954 para evitar maiores danos no prédio já danificado, uma vez que a cúpula era muito pesada (300 toneladas de metal). O muro de Berlim, construído em 1961, passava ao leste do prédio e uma visita ao terraço do Reichtag, de onde se podia ver o muro, geralmente fazia parte da programação para os chefes de estado estrangeiros que visitavam a cidade. Após a reunificação da Alemanha em 03 de outubro de 1990 foi decidido que o governo e o parlamento voltariam de Bonn para Berlim. Isto resultou em uma nova restauração que foi iniciada em 1995 e concluída em 1999. O projeto do arquiteto britânico Sir Norman Foster adicionou uma cúpula de vidro de 23,5 metros de altura sobre a sala do plenário que tem em sua parte interna um caminho em forma de espiral que leva até o topo, de onde se pode ver o Portão de Brandenburgo e uma bela vista da cidade.

Museu do DDR – Vida em Berlin Oriental. Do lado do rio Spree.

A Coluna da Vitória se localiza no meio do parque Tiergarten, numa rotatória que se chama Grosser Stern (Estrela Grande) – pois esta rotatória dá acesso a cinco ruas, assim como uma estrela tem cinco pontas. A Coluna da Vitória foi construída para comemorar a vitória da Prússia sobre a Dinamarca na guerra Prússia-Dinamarca de 1864. Em poucos anos a Prússia ganhou mais duas guerras, desta vez contra a Áustria, em 1866 e contra a França em 1870/1871. Os nazistas a utilizaram como símbolo de vitória , mudando-a de local e aumentando sua altura.

Museu da Stasi

Pedras do Tropeço – são memoriais às vítimas dos nazistas – elas lembram de forma sucinta o destino de pessoas que foram mortas, deportadas, que tiveram que fugir durante o regime nazista.

Topografia do Terror – O local onde a Topografia do Terror se encontra é um grande terreno e até 2007 sem construção nenhuma e a exposição ocorria a céu-aberto. Somente no final de 2007 foi que se iniciou os trabalhos de construção do Centro de Documentação, que foi inaugurado em 2010. A exposição ao ar livre é intitulada “Berlim 1933–1945. Entre Propaganda e Terror” e se estende paralelamente ao trecho remanescente do muro de Berlim.

O Palácio de Charlottenburg foi construído em estilo barroco entre os anos de 1695 e 1699. Hoje em dia o palácio funciona como um museu e as partes Altes Schloss (Palácio Antigo) e Neuer Flügel (Ala Nova) são abertas à visitação. Entre outras coisas, pode-se ver os quartos do rei Friedrich I e de sua esposa, a rainha Sophie Charlotte; a sala chamada de Gabinete da Porcelana (Porzellankabinett), onde são exibidos muitos objetos de porcelana; a Goldene Galerie, um salão de festas ricamente decorado.

NOSSO RELATO:

Fotos Ricardo:

Fotos Beth:

===========================

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code

Contato

Copyright © 2024 Viagens Gaspar - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio